A Bíblia está ao nosso redor. As pessoas ouvem leituras das Escrituras na igreja. Temos leis do Bom Samaritano (Lucas 10), recebemos em casa o Filho Pródigo (Lucas 15) e procuramos a Terra Prometida (Êxodo 3, Hebreus eleven). Algumas passagens bíblicas tornaram-se máximas populares, como “Faça aos outros como você gostaria que fizessem a você (Mateus 7:12)”, ““ Não furtarás (Êxodo twenty:fifteen) e “ame o seu próximo” (Mateus 22:39).
O católico de hoje é chamado a adotar uma abordagem espiritual inteligente da Bíblia.
Aqui estão ten pontos para uma proveitosa leitura das Escrituras.
- A leitura da Bíblia é para católicos. A Igreja incentiva os católicos a tornar a leitura da Bíblia parte de suas vidas diárias de oração. Lendo essas palavras inspiradas, as pessoas se aprofundam em seu relacionamento com Deus e passam a entender seu lugar na comunidade que Deus os chamou em si.
- A oração é o arriveço e o fim. Ler a Bíblia não é como ler um romance ou um livro de história. Deve começar com uma oração pedindo ao Espírito Santo que abra nossos corações e mentes à Palavra de Deus. A leitura das escrituras deve terminar com uma oração para que esta Palavra dê frutos em nossas vidas, ajudando-nos a tornar-nos pessoas mais santas e mais fiéis.
- Obtenha toda a história! Ao selecionar uma Bíblia, procure uma edição católica. Uma edição católica incluirá a lista completa da Igreja de livros sagrados, juntamente com apresentações e notas para entender o texto. Uma edição católica terá um aviso de imprimatur no verso da página de título. Um imprimatur indica que o livro está livre de erros na doutrina católica.
- A Bíblia não é um livro. É uma biblioteca. A Bíblia é uma coleção de setenta e três livros escritos ao longo de muitos séculos. Os livros de história autêntica, profecia, poesia, cartas desafiadoras para novas comunidades de fé em dificuldades e relatos de crentes sobre a pregação e a paixão de Jesus. O conhecimento do gênero do livro que você está lendo ou ajuda a entender como ferramentas literárias que o autor está usando e o significado do autor que está tentando transmitir.
- Saiba o que é a Bíblia - e o que não é. A Bíblia é uma história de relacionamento de Deus com as pessoas que ele chamou para si mesmo. Não se destina a ser lido como texto histórico, livro de ciências ou manifesto político. Na Bíblia, Deus nos ensina como verdades que precisam para o bem de nossa salvação.
- A soma é maior que as partes. Leia a Bíblia em contexto. O que acontece antes e depois - o mesmo em outros livros - nos ajuda a entender o verdadeiro significado do texto.
- O Velho se relaciona com o Novo. O Antigo Testamento e o Novo Testamento lançam luz sobre outro. Enquanto lemos o Antigo Testamento à luz da morte e ressurreição de Jesus, ele também tem seu próprio valor. Juntos, esses testes podem entender o plano de Deus para os seres humanos. Por isso se você quer realmente aprender mais da bíblia, recomendo o curso conheça sua bíblia de capa a capa.
- Você não lê sozinho. Ao ler e refletir sobre como Escrituras Sagradas, os católicos se juntam aos homens e mulheres que levaram a Palavra de Deus a sério e colocaram em prática em suas vidas. Lemos a Bíblia dentro da tradição da Igreja para os beneficiários da santidade e sabedoria de todos os fiéis.
- O que Deus está me dizendo? A Bíblia não é dirigida apenas para pessoas mortas em uma terra distante. Ele é endereçado a cada um de nós em nossas restrições exclusivas. Quando lemos, precisamos entender ou como o texto diz e como os fiéis entendem seu significado no passado. À luz desse entendimento, perguntando: O que Deus está me dizendo?
- Ler não é suficiente. Se as Escrituras permanecerem apenas em uma página, o nosso trabalho não será concluído. Precisamos meditar na mensagem e colocá-la em ação em nossas vidas. Somente então a palavra pode ser "viva e eficaz". (Hebreus 4:12).
Nenhum comentário:
Postar um comentário